Quando a vida parece pesada.

“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.” - Salmos 62:5

Quandoavida.jpg

Não sei se você está sentindo o peso do ano passado que ainda continua em 2021. Eu tenho, e tem sido um processo desafiador e até exaustivo. A mídia está cheia de más notícias - o tempo todo. As mesmas manchetes e palavras usadas para noticiar o que já sabemos. Nada de novo, apenas ecos do desespero e medo. E também temos a vida. Bem, a vida continuará a ser vida e, como sabemos muito bem, não é a coisa mais fácil de administrar.

Eu vejo minha própria vida em camadas. Existe a camada maior - o mundo amplo e seus problemas que podem ou não me afetar diretamente. Depois, há uma camada abaixo da maior, que são as questões do nosso país e/ou localmente que tendem a nos afetar ou afetar pessoas que conhecemos. E então, existe outra camada que envolve aqueles com quem nos importamos, o que, é claro, nos afeta. E, finalmente, existe a última - nossa camada interna; nossa vida pessoal e o que nos afeta pessoalmente, e essa é a mais difícil de ignorar. Recentemente, parece que todas essas camadas estão vermelhas, como se tudo estivesse em alerta máximo.

Como o mundo sempre foi uma bagunça, essa camada externa é fácil de ignorar. Mas este ano, foi quase impossível fazer isso, pois penetrou todas as outras camadas de nossa vida. Não há como escapar; nenhum lugar para se refugiar, nenhum equilíbrio. E o resultado disso, é que nossas emoções desmoronam.

O que estamos experimentando não é normal; está além do que nossa geração está acostumada e causa muita ansiedade em nós. No entanto, se você está sentido-se oprimido(a) no momento, isso não é um sinal de fraqueza; é um sinal de que você está presente e consciente. Mas quando nos sentimos assim, precisamos olhar para o nosso coração e ter certeza de que o estamos guardando (Provérbios 4:23) - isso significa que talvez tenhamos que redirecionar nossos passos e esforços, para sermos capazes de permanecer firmes nesta tempestade.

Meu redirecionamento significou duas coisas nesse momento. A primeira foi que eu precisei dar um tempo nas minhas próprias redes sociais por alguns dias e estar mais presente para minha família e amigos próximos. Ainda podemos estar cientes do que está acontecendo sem sermos superestimulados. Eu tenho a impressão que as redes sociais tendem a funcionar como um eco. Todos compartilham quase sempre o mesmo conteúdo, muitas vezes sem uma resolução exata, causando mais medo. Em vez de ajudar, torna-se um ruído; e o resultado disso é a dormência ou nos tornamos cínicos.

Eu quero estar ciente dos problemas, entendê-los e tentar encontrar maneiras de me mudar primeiro, para então poder ajudar os outros, mas sei que se ficar adormecida, simplesmente começo a ignorar o problema - e não é isso que quero fazer. Então preferi reduzir a quantidade de ruídos desnecessários ao meu redor, para descansar o meu coração, e poder focar de forma mais eficiente no meu próximo passo nesse redirecionamento.


EM2021.png

A segunda, mas a coisa mais importante: estou tentando encontrar refúgio somente na presença de Deus, como diz em Salmos 62: 5-8:

Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.
Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!
A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.
Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.

Eu amo o quanto a internet facilita o acesso e a comunicação em nossa geração. Mas sabemos o quanto ela dificulta muito o nosso tempo diante de Deus. A internet não é o problema; eu sou o problema - porque prefiro esquecer as dificuldades ao meu redor adormecendo o meu cérebro olhando o feed e os stories, em vez de ir à presença de Deus, colocando o peso que carrego em Suas mãos, permitindo que Ele renove a minha mente.

Portanto, quando me sinto pesada, eu sei bem que isso significa - pelo menos em minha experiência pessoal - que tenho encontrado 'refúgio' em coisas que são soluções de curto prazo, e não na presença de Deus; aquele que vai transformar o que sinto por dentro para que eu possa então ajudar outras pessoas. E sei que não posso ajudar os outros se meu coração estiver fraco e se eu estiver me sentindo vazia e pesada. É uma receita para o fracasso. O perigo disso é que eu me torno como aqueles galpões abandonados que só fazem barulho de ecos de coisas velhas e enferrujadas; nenhuma vida interior, nada novo para trazer.

Quando o rei Davi se sentia pesado e cansado dos problemas que o cercava, ele os levavam à presença de Deus e clamava diante dEle. Muitos dos Salmos são Davi trazendo seus lamentos e desespero à presença de Deus no lugar secreto. Normalmente, ele começava a sua oração/música dessa maneira, mas Davi terminava quase sempre com louvor a Deus e ao Seu nome. Não necessariamente porque as circunstâncias mudaram, elas não haviam mudado - mas porque existe sempre uma transformação genuína quando buscamos em Deus o nosso refúgio.

Se você tem se sentido pesado(a); Se você acha que todas as camadas de sua vida estão vermelhas, em um alerta constante, quero encorajá-lo(a) a encontrar o seu refúgio e descanso na presença de Deus. Cerque-se da Palavra de Deus, passe algum tempo sozinho(a) e abra seu coração diante Dele. Permita que as palavras do seu coração, da sua mente e o que sai da sua boca sejam um som que ressoa o coração de Deus e não de uma alma desesperada.


Para Você:

Escreva uma lista das coisas que podem estar fazendo você se sentir pesado(a) e leve-as à presença de Deus. Deixe que Ele saiba o que está em seu coração e permita que Ele fale com você.


Previous
Previous

Purifique minhas palavras.

Next
Next

Em 2021…