Selá
{Selá} Quando eu li essa palavra na Bíblia, ela costumava passar despercebida.
Recentemente, ela adquiriu uma nova conotação e um novo significado em minha vida.
Embora seja uma palavra que os estudiosos discordam sobre seu significado; Selá, de origem hebraica, é geralmente aceita com o significado de pausa.
No site Bible.org também é definida como "uma pausa para refletir sobre o que foi dito." Eu amo esse significado.
Pausa para refletir o que foi dito, pausa para ouvir o que foi dito, pausa para entender o que foi dito.
O silêncio não é mais visto como algo precioso, incomoda, e é desconfortável.
Em uma conversa, quando chega o silêncio, parece algo eterno e estranho. Estar ocupado é apreciado em nossa cultura, é o mesmo que ser "importante", "bem-sucedido". Não gostamos de parar. Queremos pular de uma atividade para outra.
Quando descansamos, é quando mostramos que confiamos na soberania de Deus, mostramos que estamos cientes de que não temos controle sobre nada, e não adianta correr de um lado para o outro.
Quando fazemos uma pausa, refletimos, avaliamos e ouvimos a voz do Espírito Santo.
Nos Salmos, enquanto cantavam louvores, eles paravam e refletiam sobre o que era dito. Como se fosse um momento para absorver cada palavra dita, cada expressão de adoração. O foco central era de fato adorar a Deus. Da mesma forma, isso pode ser adotado em nossa vida.
Quando em um dia normal, quando buscamos ter o controle de tudo, se paramos e refletimos na Sua presença, é como se de repente nos tornássemos cientes da Sua presença que está ao nosso redor, o tempo todo.
Quando nos damos conta dessa presença, mesmo um detalhe simples e pequeno se torna mais significativo, torna-se cheio Dele.
Uma conversa não é mais uma simples conversa, é uma conversa significativa e valiosa, algo em que Deus é o centro, se torna praticamente uma oração.
A vida faz sentido. A presença de Deus não se torna algo raro; é real.
Quando você acordar, faça uma pausa. Enquanto você ora, ouça. Ao ler a Palavra, reflita.
Aquietar-se não significa ser preguiçoso, mas confiar em quem Deus é.
E Ele é aquele que nos diz:
"Aquiete-se e saiba que eu sou Deus" - Salmo 46:10.
Para Você:
Eu quero encorajá-la(o) a tentar tirar um dia, seja esta semana ou na próxima semana, para descansar e praticar “selá”. Desligue o celular, a Netflix por um dia para orar, ouvir a Deus, ler a Sua Palavra e adorar Seu nome. Belos tesouros podem ser encontrados quando buscamos estar atentos.