Empatia

“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” Hebreus 4:15

empatia.jpg

{EMPATIA: a identificação psicológica ou vivência vicária dos sentimentos, pensamentos ou atitudes de outra pessoa.}.

Acho que essa palavra já me acompanha há algum tempo. É como uma daquelas palavras que você sempre amou, mas de repente está ao seu redor o tempo todo, falando com você de novo.

Existe uma grande falta de empatia hoje em dia; é como se as pessoas estivessem perdendo suas emoções, sentimentos. É como se eles não sentissem a dor dos outros, talvez porque a dor seja algo muito "dominante" em nosso mundo no momento. Está em toda parte, inclusive em sua própria vida.

Em vez de se colocar no lugar dos outros, comparamos nossas dores, nossos sofrimentos, nossos problemas. Colocamos todos eles em uma escala.

Às vezes somos até despertados com um certo grau de empatia quando algo maior acontece, de acordo com a nossa “escala”, mas é como um clique rápido, que nos traz de volta para onde deveríamos estar, mas com a mesma velocidade que veio, vai embora e seguimos em frente.


EMPATIA-QUOTE.png

É incrível que o próprio Deus sabe como a empatia é importante no processo de graça, misericórdia e amor.

Para nos mostrar todas essas coisas, Ele teve que sentir o que sentimos, Ele teve que sofrer MAIS do que nós sofremos. Ele teve que passar pela dor de ser um ser humano e experimentar o medo que enfrentamos, o ódio, a rejeição.

Jesus nos abraçou. Ele se colocou no nosso lugar, e mesmo quando aqueles ao seu redor não sentiam nenhum nível de empatia, Ele não comparou, Ele não escalou pecados, problemas, dores; Ele morreu por nós.

A empatia nos faz ver o outro com olhos de graça. Faz-nos amar mais, compreender mais , nos torna mais sensíveis, e mais cuidadosos com o próximo, e finalmente, mais semelhantes a Jesus.

“Por isso, ele teve de ser feito como eles, plenamente humano em todos os sentidos, para se tornar um misericordioso e misericordioso fiel sumo sacerdote no serviço a Deus, e para que ele pudesse fazer expiação pelos pecados do povo. Porque ele mesmo sofreu quando foi tentado, ele é capaz de ajudar aqueles que estão sendo tentados. ” - Hebreus 2: 17-18


Para Você:

Todos os dias enfrentamos problemas, alguns deles podemos não entender. Quando confrontado com questões que requerem empatia para compreendê-las, pratique a escuta ativa, concentre-se no significado e nos sentimentos. Esteja presente e interessado. Porque não faz parte da sua realidade, não significa que o problema não exista. Ore com e por aqueles que sofrem, e busque entender antes de criticar.


Previous
Previous

Selá

Next
Next

Comunidade