Alicerce
“Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.”
- 1 Coríntios 3:10-11
Vivemos uma vida cheia de camadas. Nós as usamos dependendo da situação, das pessoas com quem convivemos ou do que se espera de nós naquele momento.
Às vezes, isso faz parte do nosso cotidiano. O problema começa quando nossa fé e relacionamento com Deus também se tornam uma camada e não o alicerce.
Eu me lembro de quando estava na escola, ainda tentando entender quem eu era - ainda tentando encontrar minha identidade. Ser uma seguidora de Jesus não era a coisa mais fácil de demonstrar a outros adolescentes em conflito. Então, mantive minha fé como uma camada, que só usaria quando estivesse na igreja. A minha fé muitas vezes não foi o alicerce das minhas decisões ou prioridades. Era algo que eu usava aos domingos, mas de segunda a sexta era algo que eu buscava esconder ou não lembrar, ou simplesmente não era prioridade.
Mas me tornei adulta. E então, decidi seguir Jesus seriamente. No entanto, isso não resolveu meu conflito interno. Tive, então, que tomar uma decisão consciente de um coração que sabia que a melhor maneira de viver aquela decisão era tornar Cristo meu único alicerce.
Essa decisão não termina quando eu decido seguir Jesus. Estará comigo para o resto da minha vida, e eu precisarei lembrar dela em vários momentos.
Os alicerces são onde nossas vidas são estabelecidas. São as raízes de todas as decisões que tomamos. São para onde voltamos para nos manter firmes. O alicerce precisa ser forte, caso contrário, quando vierem os ventos fortes, todo o edifício desaba. Se o nosso alicerce está na aprovação humana ou em nós mesmos, corremos o risco de entrar em colapso.
Minha vida é cheia de camadas, mas o alicerce de cada uma delas deve ser sempre o que eu acredito - minha fé em Jesus e minha nova vida Nele. Quando minha caminhada, tempo ou mesmo serviço a Deus é mais uma camada em minha vida, corro o risco de tornar todas as outras coisas mais importantes ou priorizá-las.
Deus e meu relacionamento com Ele se tornam uma tarefa que eu faço se tiver tempo ou quando tenho energia. Minha vida e como me sinto se tornam os pontos centrais, e Ele torna-se um ponto pequeno na minha agenda lotada.
Quando fazemos Dele e do nosso relacionamento com Ele uma camada, Ele só será uma prioridade quando eu puder.
No entanto, quando Ele é meu alicerce principal e não uma camada, tudo em mim, meus desejos e vontades, giram ao redor Dele, não o contrário.
Quando eu acordo para o meu dia normal, sabendo que Ele é o alicerce da minha vida, todas decisões naquele dia fluirão desse lugar, sabendo que já sou amado e que Sua aprovação é a única que devo buscar nesta vida.
Seguir Jesus nunca foi uma tarefa fácil. Requer um alicerce estabelecido Nele para sermos capaz de tomar a nossa cruz diariamente - deixando de lado nossos sentimentos e vontades e abraçando os Seus. Sabemos que nada é fácil nesta vida. A diferença entre o "duro" com Jesus como nosso alicerce é que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve, muito diferente do que o mundo nós oferece.
Nosso alicerce é uma pessoa, e essa pessoa é Cristo Jesus.
Para Você:
Esta semana, quero encorajá-la(o) a refletir sobre como você pode cada vez mais fazer de Jesus o seu principal alicerce. A fonte de todas as suas decisões, incluindo sua programação, suas prioridades e tempo.